domingo, 20 de setembro de 2009

Dados do INE referentes ao mês de Agosto (Madeira)

Desemprego mais baixo






De acordo com os dados que nos foram facultados pela Secretaria Regional dos Recursos Humanos, «no final do mês de Agosto, o desemprego registado no Instituto de Emprego da Madeira, revelou um decréscimo, pelo segundo mês consecutivo, apresentando um total de 12.315 desempregados, contra os 12.389 do mês de Julho».
Segundo a informação que nos foi facultada, «em termos homólogos, refira-se que, em Agosto de 2008, o número de desempregados inscritos era de 8.209».
A Madeira, refere ainda a nota informativa da Secretaria Regional dos Recursos Humanos, «foi mesmo a única região do país onde se verificou um decréscimo face ao mês anterior. Em todas as outras, verificaram-se subidas».
Feitas as contas, «a redução verificada é de 74 pessoas, facto a que não será alheio o número significativo de ofertas de emprego que têm vindo a ser recebidas, o que é um indicador bastante positivo em relação ao mercado de trabalho. No final de Agosto, o Instituto de Emprego dispunha de 311 ofertas de emprego disponíveis».
Em termos de caracterização dos desempregados inscritos, «refira-se que 8.447 (cerca de 69%) beneficiam de subsídio de desemprego, 532 (4%) usufruem RSI e 913 (7,4%) procuram um primeiro emprego».
Além disso, acrescenta ainda a nota informativa, «no que se refere ao tempo de inscrição como desempregado, 70% são desempregados de curta duração (menos de um ano de inscrição) e 30% procuram emprego há mais de 12 meses».
Por último, diz ainda a Secretaria Regional dos Recursos Humanos, «no que respeita à Taxa de Desemprego, calculada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a última divulgada refere-se ao 2.º trimestre de 2009 e apresenta, para a Madeira, um valor de 8,1% , contra os 9,1% da média nacional».


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos