terça-feira, 8 de setembro de 2009

Congresso dos Transitários debate problema insular

CENTO E VINTE CONGRESSISTAS REÚNEM-SE NO FUNCHAL EM OUTUBRO.
Data: 08-09-2009



A Madeira vai ser palco do XII Congresso Nacional de Transitários, evento que vai decorrer de 23 a 25 de Outubro. Tendo como mote o 'Transitário na cadeira de abastecimento do século XXI', o encontro do Funchal reúne os maiores especialistas portugueses em transportes e logística, numa altura em que o tema ganha maior importância.

Não será por acaso que o primeiro painel vai abordar o 'Transporte Insular ou a Insularidade dos Transportes'. Curiosamente os promotores convidaram para oradores representantes das companhias aéreas e armadores, tendo a APAT indicado o seu vice-presidente, António Vitorino.

Entre os objectivos deste debate destaca-se o propósito de encontrar uma visão estratégica do transporte insular, considerando a sua especificidade, tema naturalmente do maior interesse para a Madeira pois os transportes - marítimo e aéreos - têm custos elevados e impactos na economia que têm alimentado muitas polémicas.

No segundo dia os representantes da AICEP, AGEPOR e IAPMEI vão falar dos 'Desafios em Tempo de Crise', olhando para exemplos de boas práticas, inovação, redes e nichos de mercado.

O terceiro painel será subordinado ao tema 'Riscos e Oportunidades dos países emergentes', cabendo às Câmaras de Comércio da Índia, China e Brasil, bem como dois bancos a intervenção.

A encerrar os dois dias de trabalho, os transitários vão falar das diversas vertentes da co-modalidade e o seu reflexo nas cadeias de abastecimento do séc XXI.

Mira Amaral será um dos oradores

Já está confirmada a presença de Mira Amaral (ex-Ministro da Industria e Energia) em representação do Banco BIC, bem como de representantes de todos os armadores e transportadoras aéreas que tocam a Madeira, representantes das Câmaras de Comércio de países emergentes, os presidentes de associações empresariais congéneres - Agentes de Navegação, Transportadores Rodoviários de Mercadorias, Associação Portuguesa do Transporte Marítimo de Curta Distância, Associação Portuguesa de Logística, transportadores ferroviários CP Carga e Takargo, a primeira operadora de carga privada do Grupo Mota Engil - pelo que as expectativas dos promotores é que deverão deslocar-se à Madeira cerca 120 congressistas.

De acordo com a APAT a cerimónia de abertura será presidida pelo presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, enquanto no encerramento estará presente Conceição Estudante, a responsável pela pasta do Turismo e Transportes.

Uma visita ao Porto Santo, bem como um passeio pela Madeira integram um vasto programa social.

1.250 milhões de euros
A APAT representa cerca de 254 empresas, distribuídas por todo o país, o que corresponde à quase totalidade das empresas do sector. Essas empresas empregam cerca de 4.500 trabalhadores e facturaram, em 2008, cerca de 1.250 milhões de euros. A APAT é membro da Federação Internacional das Associações de Transitários e Similares, uma organização não governamental representativa dos transitários de todo o mundo que abrange cerca de 40.000 empresas transitárias e de logística, em 150 países, que empregam cerca de 9 milhões de trabalhadores.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos