sábado, 26 de setembro de 2009

Conceição Estudante na entrega de medalhas de mérito turístico

Madeira soube antecipar





“Cada um de vós contribuiu para a evolução e para o enriquecimento e a consolidação do destino Madeira”. As palavras foram proferidas ontem por Conceição Estudante, secretária regional do Turismo e Transportes, depois de terem sido entregues as 29 medalhas de mérito turístico a entidades e personalidades na Região Autónoma da Madeira. Vinte são de prata e nove de ouro.
Perante um salão nobre do Governo Regional cheio e com a presença do vice-presidente João Cunha e Silva, de quatro secretários regionais e da directora regional do Turismo, a governante realçou que cada um dos medalhados marcou a sua diferença e a sua singularidade no projecto conjunto que “foi a transformação da Madeira num destino de excelência”. Num destino que diz ser completo e multifacetado e um produto de qualidade reconhecida nacional e internacionalmente.
Por isso, revelou que esta iniciativa será para repetir nos anos sequentes. Tal como este ano, integrado no Dia Internacional do Turismo, que se realiza anualmente a 27 de Setembro. A intenção, sublinha, é homenagear os esforços dos muitos profissionais que “são e serão sempre imprescindíveis para o sucesso do destino”.
No grupo dos 29 que receberam a medalha, Conceição Estudante chamou à atenção para o facto de 10 deles terem chegado à Madeira de nove países europeus diferentes. “Chegaram e foram ficando” ao ponto de hoje serem “todo madeirenses de coração”.

O destino Madeira criou o seu espaço

Noutro ponto, a secretária regional evidenciou que o destino Madeira fez o seu percurso. “Criou o seu espaço” e “cresceu”. Além disso referiu que ganhou maturidade e consolidou-se com uma vocação que diz ser inequivocamente europeia. Mais adiantou que em alguns mercados o destino já conseguiu atingir consistência, constância e fidelização, traduzidas numa alta taxa de repetição e num grau de satisfação continuamente elevado.
Em relação aos mercados emergentes da Europa central e de leste sublinha que a Madeira começa a criar imagem. “Em todos se lhe reconhece qualidade”, frisa.
Lembrou igualmente que os investimentos do Governo Regional em áreas cuja transversalidade produz efeitos imediatos e directos no turismo “têm sido fundamentais para a criação de melhores condições que permitam o crescimento”. Neste âmbito apontou as infra-estruturas aeroportuárias e portuárias, a rede de estradas e vias rápidas, a aposta no ambiente e na recuperação urbana, a sustentação das actividades educativas e culturais, o desenvolvimento de políticas de integração e de apoio aos mais desfavorecidos e a valorização da pessoa humana. Realidades que, diz, “acabaram por eliminar progressivamente as grandes disparidades económicas e sociais que existiam há 40 anos e estabeleceram um clima de paz social”.
Conceição Estudante aproveitou igualmente a oportunidade para referir que nos últimos dois anos, “soubemo-nos antecipar. Lançámos novos projectos. Investimos, de forma clara e inequívoca em mercados que, de alguma forma, compensassem as quebras dos mercados ditos tradicionais, como foi o caso da aposta no turismo interno e nos países da Europa central e de leste”.
Além disso, aponta que o turismo da Madeira requalificou o produto, intensificou a sua divulgação e, sobretudo, “soubemos retirar partido das transformações ocorridas em matéria de transportes, apoiando e dinamizando a maior abertura da Madeira ao exterior e a sua acessibilidade aos mercados”.

“Pode continuar a contar connosco”

Embora tenha falado antes de Conceição Estudante, secretária regional do Turismo e Transportes, Luigi Valle, administrador do Grupo Pestana, e um dos nove medalhados de ouro pelo mérito turístico da Região Autónoma da Madeira terminou o seu discurso em nome de todos, em consonância com o que a governante havia dito que cada um contribuiu para a evolução e para o enriquicimento e a consolidação do destino Madeira.
Luigi Valle deixou claro que Conceição Estudante pode “continuar a contar com a nossa colaborante disponibilidade, empenho e com o amor que temos em sermos agentes interventivos e criativos da concretização daquele objectivo, que é comum ao sector público e ao sector privado, levando a que o Turismo da Madeira, continue a ser uma referência inquestionável a nível nacional e internacional”.
Evidenciou ainda que o Turismo é dos sectores económicos mundiais que nos últimos decénios teve crescimentos anuais constantes.
Neste domínio, sublinhou que num período de crise económica e financeira, como aquele que “estávamos/estamos” a viver, desde meados do ano passado, “é de salientar, mesmo assim, a “nossa” comparticipação na criação de riqueza, no desenvolvimento de iniciativas de responsabilidade dos segmentos corporate, grupos e Mice, como na satisfação das necessidades de divertimentos pessoais, ultrapassou largamente outras actividades produtivas”.
Mais evidenciou que há que reconhecer que, além dos aspectos relacionados com o lazer, o turismo tem componentes de sensibilização através da sustentabilidade, do ambiente, da cultura e da animação.


Quem recebeu a Medalha de Mérito

A atribuição da Medalha de Mérito Turístico foi atribuída ontem às seguintes entidades e personalidades:

Medalha em Ouro

- Ângela Maria Rita de Cássia Mendes da Silva Figueira
- Artur José Moreira Ferreira (título póstumo)
- Associação dos Carreiros do Monte
- Escola de Samba Caneca Furada
- José Arlindo Nóbrega de Freitas
- José Manual Aguiar Nunes
- Maria de Lurdes Figueira da Silva Fernandes
- Pietro Luigi Valle
- Salvatore Spinelli

Medalha em Prata
- Alexandrino Pestana Fernandes Leitão
- Alida Deen Luís Bernardes
- Arja Elisa Kemppainen
- Daniel Rodrigues
- Eva Ekevik Balkin
- Eva-Kari Manson Sardinha
- Ewa Svensson
- Gun Anita Jardim
- Ingrid de Sousa
- Jette Bendix Rodrigues
- João de Deus Gonçalves de Sousa
- José Alberto da Silva Gonçalves
- José Guilherme Gaspar
- José Silvestre Gomes Aguiar
- Lynne Valerie Mellor de Sousa
- Manuel Sá Câmara
- Marie-José Mulders
- Rui Alberto Pinto Gomes
- Rui Manuel Fernandes Rosa
- Suzette Alves



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos