quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Caniçal e Porto da Cruz vão ser requalificados

Projectos prevêem profundas renovações urbanísticas no centro das vilas

Caniçal

Porto da Cruz


(Fotos Hugo Reis)

A Câmara Municipal de Machico vai proceder a profundas requalificações em todos os núcleos urbanos do concelho. A par disso, tem programa a renovação urbanística do Caniçal e do Porto da Cruz. Emanuel Gomes destaca ainda outras obras como a marginal da Maiata, o novo edifício de serviços públicos, o novo cemitério do Caniçal, a variante à Ribeira de Machico, o parque de lazer de Água de Pena e vários parques de estacionamento, a par de construção de diversos acessos viários.

A Câmara Municipal de Machico vai proceder à reabilitação de todos os núcleos urbanos consolidados do concelho de Machico. A requalificação mais profunda vai acontecer nas vilas do Porto da Cruz e do Caniçal. Mas, Emanuel Gomes fala ainda em dar prioridade à construção de novas estradas para os diversos sítios, em todas as freguesias. Isto a par da beneficiação e repavimentação dos caminhos e estradas existentes.
O actual presidente da Câmara Municipal de Machico perspectiva ainda a continuação da canalização das ribeiras e construção de arruamentos marginais.
E recorda que no plano está a já anunciada construção dum novo edifício para instalação de serviços municipais.
A execução de caminhos agrícolas em zonas rurais e de novos parques de estacionamento no concelho, a melhoria dos pavimentos das veredas existentes, o reforço de iluminação pública por todo o concelho. a construção de novos abrigos de passageiros e o reforço do abastecimento de água aos sítios carenciados são outros propósitos de Emanuel Gomes.
O projecto inclui o melhoramento das acessibilidades de pessoas com mobilidade reduzida.
No Porto da Cruz, está contemplada a criação de um Parque de Feiras, a para da revitalização e requalificação urbana do centro da vila.
Também está contemplado o arranjo urbanístico do caminho do Cais do Porto da Cruz e o melhoramento do cais do Porto da Cruz.
Um novo arruamento na Cruz da Guarda e a conclusão da marginal à praia da Maiata são outras empreitadas que o edil quer ver concluídas nos próximos anos.
A autarquia vai ainda construir novos miradouros e melhorar outros.
No Caniçal, merecem destaque a construção do parque de estacionamento, a nova sede do Clube de Futebol, a ligação do largo da antiga igreja à Palmeira de Cima, a construção do novo cemitério e a continuação da estrada da Banda do Silva – Caniçal.
Para a Água de Pena está contemplada as ligações Seixo/Bemposta e Lugarinho/Bemposta e a a construção do Parque de Lazer da Queimada.
Finalmente, no Santo da Serra preconiza-se a construção de praça e jardins públicos no centro da freguesia (Ribeira de Machico), o caminho da Madeira da Igreja, o lançamento do interceptor de esgotos, a construção da variante ao centro da Ribeira de Machico, o melhoramento do Parque de Feiras do Santo da Serra.
A construção de novo acesso ao Parque Empresarial de Machico e das capelas dos cemitérios de Machico, Porto da Cruz e Caniçal também estão no programa.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos