terça-feira, 29 de setembro de 2009

Câmara renova zonas altas (Ribeira Brava)


Edilidade da Ribeira Brava aposta na requalificação de vários sítios e ainda na criação de empresas municipais


A Câmara da Ribeira Brava vai criar empresas municipais e intermunicipais, em áreas a divulgar oportunamente. Por outro lado, Ismael Fernandes anuncia a requalificação urbanística das zonas altas do concelho. Ismael Fernandes, presidente da autarquia, anuncia ainda a construção de vários caminhos municipais e uma forte aposta na área social, com destaque para a implementação de novos mecanismos de apoio para as famílias numerosas e para a recuperação de habitações degradadas.


A Câmara da Ribeira Brava vai dar início à requalificação urbanística das zonas altas do concelho, anunciou ontem ao JM o presidente da autarquia. Em grande parte dos projectos, está incluída a construção de uma praceta.
Ismael Fernandes diz que esta recuperação urbanística vai estender-se a sítios como Furna, Espigão e São Paulo, na Ribeira Brava, Lugar da Serra e Terreiros, no Campanário, e da Ribeira da Tabua, na Tabua.
O autarca lembra ainda o esforço que está a ser feito em termos de novos caminhos e ainda no que se refere à área social. E anuncia a criação de empresas municipais e intermunicipais, em áreas ainda a definir.

Inovação dos serviços municipais

O presidente da Câmara lembra ainda a revisão do Plano Director Municipal local e a aposta na inovação dos serviços municipais.
O autarca diz que será feita a modernização do atendimento camarário, a implementação de serviços de proximidade às populações, a descentralização administrativa, a aposta nos formulários e serviços on-line e a interligação dos departamentos municipais e Juntas.
O social é, em termos de sector, a grande prioridade de Ismael Fernandes. O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava anuncia também que serão implementadas de medidas de discriminação positiva a famílias numerosas, será dado apoio a famílias com carência económica e à criação de emprego e ainda aos desempregados na ocupação dos tempos livres.
O combate à exclusão social, a melhor qualidade dos serviços de saúde, as parcerias com entidades da área da saúde para a promoção de rastreios e de prevenção de doenças, aproximando-as aos núcleos habitacionais mais distantes, as parcerias com todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho e a criação do cartão sénior são outras metas de Ismael Fernandes.
O autarca fala ainda na criação de um “slogan” para o concelho: “Concelho limpo e verde”, no aumento da recolha selectiva de resíduos, na continuidade da renovação e reforço das redes de Saneamento Básico e de Água e no incentivo aos condomínios para a colocação de eco-pontos internos.
A Câmara da Ribeira Brava prepara ainda a recuperação e criação de percursos pedonais com interesse na dinamização das economias locais, junto das levadas de rega, a dinamização de espaços de lazer, com aposta na vertente ambiental e ainda a construção de acessos pedonais e núcleo museológico do Calhau da Lapa.
A recuperação de caminhos agrícolas, veredas e miradouros, a construção de jardins públicos e uma campanha de informação e incentivo à população para um maior recurso às energias renováveis são outros objectivos da edilidade ribeirabravense.

Museu do Emigrante

Na área da Cultura e Turismo, serão dados incentivos aos talentos locais, dinamizados espaços ao ar livre, com a promoção de iniciativas culturais e animação de rua, promovidos intercâmbios culturais entre instituições do concelho e instituições nacionais e internacionais e dados apoios às Casas do Povo, associações e instituições culturais e ao Turismo.
Também será criado um roteiro de informação turística e o Museu do Emigrante.
Ismael Fernandes lembra igualmente a aposta na área da Habitação, com auxílios à recuperação, reabilitação e melhoramento das condições de habitabilidade das populações. Será ainda executada a reabilitação urbana de casas degradadas, com especial atenção para a Ribeira Brava e serão estabelecidos mecanismos de apoio à habitação jovem, quer na auto-construção quer na recuperação de imóveis.
A edilidade também vai criar o Conselho Municipal da Juventude, dar continuidade ao Cartão Jovem e criar o gabinete do desporto autárquico, bem como ainda recuperar escolas para centros sociais e atribuir bolsas de estudo aos alunos do Ensino Superior.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos