quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Câmara de Lobos é o concelho do País com maior índice percentual de eco-escolas

Líder nas Bandeiras Verdes






A Câmara de Lobos é o concelho do País, em termos percentuais, com mais Bandeiras Verdes, realçou ontem, ao JM, o presidente da autarquia camaralobense, Arlindo Gomes. Com efeito, as 22 escolas (todas as existentes no município) concorrentes receberam o galardão, caso único a nível nacional.
O presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos sublinha que a autarquia continua também a liderar o ranking com o maior número de bandeiras atribuídas a nível Regional.
Por outro lado, atendendo ao número de escolas existentes e ao número de candidaturas apresentadas, Câmara de Lobos mantêm igualmente a liderança nos 154 Municípios onde são desenvolvidos os projectos de educação ambiental nos estabelecimentos escolares.
Na Região foram atribuídos 88 galardões, sendo 22 para as escolas de Câmara de Lobos, 18 do Funchal e onze da Calheta.
Nove escolas da Ribeira Brava receberam o galardão. São Vicente e Santa Cruz obtiveram seis bandeiras, cinco foram para Machico e quatro para a Ponta do Sol. Três couberam ao Porto Moniz e Porto Santo e a Santana foi atribuída uma bandeira.
Para o presente ano lectivo, destaca Arlindo Gomes, prepara-se já a candidatura de 25 estabelecimentos de ensino e educação, associando-se a este projecto pela primeira vez, as novas escolas B1/Pe do Garachico, Escola Básica do 2º e 3º Ciclo do Curral das Freiras e Jardim de Infância o Pião. Assim sendo, todas as escolas existentes no concelho estão inscritas no projecto Eco-Escolas.

784 escolas ao nível do País

O Eco-Escolas é um Programa Internacional que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Desde 2003, que é reconhecido pela UNEP (United Nations Environmental Program) como um dos instrumentos fundamentais para trabalhar o Desenvolvimento Sustentável e está presente em 45 países.
Em Portugal, o Programa Eco-Escolas envolveu 784 escolas de todos os graus de ensino, oficiais e particulares, sendo envolvidas, na sua maioria, as escolas do ensino básico.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos