domingo, 20 de setembro de 2009

Câmara cria zonas de lazer (Calheta)

Presidente Manuel Baeta lembra ainda a construção de centros intergeracionais







A Câmara Municipal da Calheta vai construir zonas de lazer em todo o concelho, anuncia Manuel Baeta em declarações ao JM. O objectivo é criar estruturas que potenciem o surgimento de novos turistas e que proporcionem à população local lugares de descanso e de entretenimento. A dimensão das mesmas vai desde áreas de piquenique a zonas com vários equipamentos, incluso circuitos de manutenção e roteiros pedonais.
O autarca realça ainda que, em todas as freguesias, será executado o melhoramento das diversas veredas e acessos às zonas populacionais e agrícolas, será dado apoio às acções de formação, modernização e desenvolvimento da freguesia e limpos e conservados os caminhos florestais.
Isto para além do reforço e melhoramento na rede de abastecimento de água potável, da criação de passeios e da colocação de novos ecopontos. E dos apoios a dar a todas as escolas básicas do primeiro ciclo do concelho.
No Arco da Calheta, será construído o novo centro de saúde e serão criados os centros sociais das Florenças e Cova do Arco, bem como ainda apoiadas as escolas do Lombo da Guiné, Ladeira e Lamaceiros.
No Estreito da Calheta, será recuperada a vereda entre Estreito da Calheta e Prazeres e construído o pavilhão da escola do Estreito.
No Jardim do Mar, efectuar-se-á o calcetamento das diversas veredas da freguesia, a construção do polidesportivo, a recuperação da vereda entre o Jardim do Mar e os Prazeres, a recuperação da Quinta da Piedade para funcionamento de um Centro de Dia e a construção de um enrocamento na zona do Portinho.
Para a Ponta do Pargo, está contemplada a construção de depósito de água potável (Ribeira da Vaca).
Na Calheta serão implementados arranjos urbanísticos no centro da Estrela e entre a Casa das Mudas e a Estrela e ainda da área compreendida entre o caminho do Lombo do Doutor e do cemitério. Nesta freguesia será criado um centro intergeracional.
Na Fajã da Ovelha, merece destaque a recuperação urbanística dos arredores da igreja matriz e a construção de um centro social intergeracional. Também será construído um pavilhão junto à escola Prof. Francisco M. S. Barreto.
No Paúl do Mar, proceder-se-á ao calcetamento de diversas veredas na freguesia e será construído um centro cívico (centro intergeracional, Junta de Freguesia, Casa do Povo, sede da Banda), bem como a construção de um espaço multimédia. A nova lota já foi colocada a concurso.
Nos Prazeres, será construído um parque de estacionamento (junto ao clube), um circuito de manutenção na zona desportiva, continuar-se-á a dar apoio à Quinta Pedagógica e ao Externato São Francisco de Sales e serão recuperados os lavadouros municipais e a vereda entre Fonte Rêla e Lombo da Velha.

Dezenas de caminhos previstos
Para o Arco da Calheta, está prevista a construção dos caminhos municipais da Padaria (Ledo), do pavilhão à rotunda, dos Palheiros à Vereda das Voltas, na zona alta da Cova do Arco e o acesso às zonas habitacionais nos sítios das Paredes; Palheiros, Massapêz e Raízes. E ainda a beneficiação do caminho do Serrado e o alargamento da Rua das Amoreiras.
No Estreito da Calheta, está contemplada a recuperação do largo em frente à Igreja e a beneficiação e pavimentação dos caminhos municipais dos Serrões, dos Moinhos Acima, dos Moinhos Abaixo (Cuada), da Padaria, do Mosteiro, do Seice, das Teixeiras, da Levadinha, do Terço, do Girão de Lá e dos Louros.
No Jardim do Mar está contemplada a construção de um novo caminho municipal.
Para a Ponta do Pargo prevê-se a beneficiação e pavimentação das travessas da Bica (Cabo) e da Vaca, dos impasses da Lombada Gorda, do Pico e da Achada da Nogueira e dos caminhos da Portela e do Lombo.
A Câmara vai ainda construir, na Calheta, os caminhos entre o Lombo do Brasil e a Rua Cónego Manuel Fernandes Pombo, entre o Lombo do Salão e o Lombo do Brasil (Chão das Pedras),entre a Rua Francisco Sá Carneiro, a Fonte da Senhora e a Santa Casa, de acesso à nova igreja e de acesso à escola do Atouguia (com criação de estacionamentos).
Também está contemplada a beneficiação e pavimentação do Impasse da Calçada e dos caminhos da Levada Terceira e das Cruzes ao Lombo dos Vivos. E ainda a recuperação do caminho da Serra de Água (Atouguia).
Na Fajã da Ovelha, está prevista a construção dos caminhos entre Cascalho e Soalheira e entre a 1ª e a 2ª Lombada dos Cedros. E ainda a beneficiação e pavimentação dos caminhos do Portal Largo, do Tanque do Lombo, do Aviceiro, dos Lavadouros, de São João e ainda a pavimentação do caminho agrícola da Maloeira.
No Paúl do Mar será construída a estrada de ligação do cemitério ao Porto, enquanto que nos Prazeres serão beneficiados e pavimentados os caminhos do Jardim Pelado e do Lombo Grande.

Baeta garante políticas sociais para todos

A autarquia vai prosseguir, segundo Manuel Baeta, a continuação de apoio às escolas, mormente através dos transportes escolares e transporte de Ensino Especial.
Depois, estão ainda contemplados os apoios à Comissão Protecção de Crianças e Jovens, a criação de um Centro Psicopedagógico e a continuidade de várias politicas de Juventude, como é o caso do Cartão Jovem, dos apoios aos universitários, do programa “Verão em Cheio”, do programa “JOCA”.
Serão também contemplados novos espaços multimédia e bibliotecas.
O presidente da Câmara Municipal da Calheta fala ainda de políticas sociais, através dos Centros Sociais, das actividades específicas e do programa “Ginástica pelas Freguesias”.
O edil garante ainda aposta forte na promoção turística do concelho, no apoio às actividades culturais e na área ambiental e ainda às diversas associações desportivas, culturais e recreativas.
«Tudo... pela Calheta! Esta é, mais uma vez, a minha convicção para este novo mandato Autárquico, e faço-o com a mesma vontade e disponibilidade que durante estes anos tenho vindo a marcar na minha liderança neste nosso Concelho. Contribuir com a minha experiência, quer no rigor, disciplina, isenção e sentido de responsabilidade, continuará a ser o meu propósito para este novo mandato», complementa.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos