segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Brasileiros na baía




Construído em 2000 esteve na viagem dos 500 anos da descoberta do Brasil.
Data: 21-09-2009

O veleiro 'Cisne Branco', da Marinha de Guerra Brasileira, encontra-se de visita à Região, no decorrer do seu trânsito da Europa para o Brasil. Procedente de Lisboa e com destino às ilhas de Cabo Verde, deu entrada às 9 horas de ontem no fundeadouro do porto do Funchal, estando previsto que o mesmo atraque hoje, pelas 10 horas, na Pontinha.

Construído em Amesterdão, Holanda, no estaleiro naval Damen, o assentamento da quilha ocorreu a 9 de Novembro de 1998, tendo sido lançado ao mar e baptizado a 4 de Agosto de 1999. Entregue à Marinha brasileira a 4 de Fevereiro de 2000, foi comissionado a 9 de Março desse mesmo ano.

Construído com o propósito de passar a representar o Brasil nos diversos festivais e regatas de Tall Ships, realizou a sua primeira grande viagem na regata de comemorativa dos 500 anos da Descoberta do Brasil.

De salientar que este veleiro participou recentemente na regata 'Tall Ships Atlantic Challenge 2009', com início em Halifax, Canadá e meta em Belfast, Irlanda. Foi o primeiro a cortar a linha de chegada, classificando-se em primeiro lugar da sua classe e em segundo da classificação geral.

'USCGC Legare' na Pontinha



Desde as 9 horas de ontem, está também no Porto do Funchal o navio 'USCGC Legare' da Guarda Costeira dos Estados Unidos da América. O navio efectua a viagem de regresso ao seu porto de base de Portsmouth, na Virgínia, de onde zarpou no passado dia 2 de Julho, com destino ao continente africano, com o propósito de dar apoio às marinhas de Marrocos, do Senegal, de Serra Leoa e de Cabo Verde.

Com uma arqueação bruta de 1.800 toneladas, mede 82 metros de comprimento e 12 de largura. Tem uma guarnição de 100 elementos, dos quais 14 pertencem à classe de Oficiais.

Esta escala está classificada como de rotina e para descanso da respectiva guarnição.

Por fim, referira-se que o ferry 'Volcán de Tijarafe' só deverá atracar na Pontinha por volta das 18 horas de hoje. Esta alteração de horário resultou do facto do porto de Portimão ter recebido na manhã de ontem a escala de um outro navio. Dadas as limitações de espaço de amarração daquele porto (um único cais), o ferry canário só conseguiu atracar ao final da tarde de ontem.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos