sábado, 19 de setembro de 2009

BAÍA DE MACHICO DEU ABRIGO A 30 IATES QUE SEGUEM A REGATA TRANSAT 6.5 DESDE FRANÇA.

Franceses em Machico

Data: 19-09-2009



A abrigada baía de Machico tem conhecido, nas últimas duas semanas, uma procura inusitada de iates de bandeira francesa, muitos dos quais realizam o trajecto da transatlântica francesa Transat 6.5 (La Charente - Brasil). O facto do porto de recreio de Machico estar, no decorrer deste Verão, completamente lotado, maioritariamente com embarcações de recreio da frota regional, levou a que mais de três dezenas de iates franceses tenham optado por fundear naquela baía, aguardando a passagem pela Região dos primeiros iates que participam na referida regata.

Quanto aos 25 iates passantes, os primeiros fundearam na baía de Machico há cerca de duas semanas, uma situação que motivou alguma curiosidade junto dos habitantes de Machico. Presentemente, apenas 13 mantém-se naquele fundeadouro, tendo os demais prosseguido viagem, desta feita rumo às ilhas Canárias. O facto daquele porto de recreio estar completamente lotado (98 lugares de amarração), aliado à realidade de muitos dos iatistas navegarem em frota, bem como a Marina do Funchal não poder aceitar mais iates, são algumas das razões que levaram a esta procura invulgar.

Por outro lado, a Marina da Quinta do Lorde - que está a receber os iates da Marina do Funchal, cujos proprietários cederam os respectivos lugares aos iates em regata - encontra-se, também, praticamente lotada nesta altura.

Fundeadouro e serviços gratuitos No decorrer do período em que estiveram fundeados em Machico, a identificação dos iates e dos respectivos tripulantes foi efectuada pelos serviços de apoio do porto de recreio. Ao que o DIÁRIO apurou a utilização daquele fundeadouro não resultou de qualquer mais-valia para a Região, pois não foram cobradas as respectivas taxas de utilização. Também a ida e utilização do cais de espera, o abastecimento de água potável e de duches / balneárias foram cedidos gratuitamente aos tripulantes franceses.

Mais 7% de turistas

O movimento de passageiros no Porto do Funchal, entre Janeiro e Agosto totalizou 223.384 passageiros, um aumento de 7%, relativamente ao ano anterior. No total de passageiros, houve 4239 desembarcados, 4.379 embarcados e 214.766 em trânsito. Março e Abril foram os meses de maior movimento. No mês de Março registaram-se 32 escalas e um movimento de 54.331 passageiros e em Abril houve mais uma escala comparativamente a 2008, mas menos passageiros, (44.784,) o que pode ser explicado com a visita de navios mais pequenos e com menor capacidade.

O mês de Junho registou apenas seis escalas e um movimento de 6952 passageiros, a maior parte em trânsito. Recorde-se que os meses de Verão são os menos frequentados pelos navios de cruzeiro.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos