terça-feira, 15 de setembro de 2009

Arraial do Caniçal fecha Verão em grande

Procissão no mar, no Caniçal, atrai atenções no próximo fim-de-semana
Data: 15-09-2009




Na recta final dos grandes arraiais de Verão, o próximo fim-de-semana fica marcado por mais oito festividades, entre as quais, destaque para a festa de Nossa Senhora da Piedade no Caniçal, com a tradicional procissão marítima.

O arraial que todos os anos atraem milhares de fiéis e demais curiosos ao extremo Este da ilha domina as atenções neste que é o derradeiro fim-de-semana em plena estação oficial de Verão. A festa caniçalense tem a particularidade de não se ficar somente pela igreja paroquial e arredores, uma vez que a procissão a bordo das embarcações de pesca, é também um dos momentos altos da devoção a N.ª S.ª da Piedade.

Noutros quadrantes da ilha ocorrem também arraiais no próximo sábado e domingo, a maioria (cinco) evocando o Santíssimo Sacramento, e apenas um celebra o santo padroeiro. Este último acontece na paróquia de Santa Cecília, em Câmara de Lobos. Ainda neste concelho, mas na paróquia da Quinta Grande, depois de ter sido celebrado o orago - N.ª S.ª Remédios - agora é a vez do arraial do 'Senhor'.

Mais a Oeste, a igreja paroquial da Ponta do Sol também festeja o domingo do 'Senhor', enquanto que na paróquia da Calheta, a festa é em honra a N.ª S.ª dos Bom Caminhos.

A Norte realizam-se os restantes três arraiais, todos em louvor ao Santíssimo Sacramento, e um por cada Município. Pelo Porto Moniz, tal acontece na 'longínqua' paróquia das Achadas da Cruz. Já em São Vicente, é a paróquia da Fajã do Penedo, na freguesia da Boaventura, que volta pelo segundo fim-de-semana consecutivo a estar em festa. Depois do orago, Imaculado Coração de Maria, agora celebra-se o arraial do Senhor Santíssimo Sacramento. A paróquia do Faial, em Santana, também repete o ambiente festivo pela mesma ordem. O domingo do 'Senhor' encerra o ciclo anual, depois dos festejos em honra à padroeira, N.ª S.ª da Natividade, terem ocorrido uma semana antes.

Com o Verão a chegar ao fim, gradualmente o número de arraiais começa também a diminuir à medida que o mês de Setembro avança.

Para o derradeiro fim-de-semana deste mês que marca a transição do Verão para o Outono, ficam a sobrar apenas 'meia dúzia' de celebrações religiosas que encerram o intenso ciclo de arraiais que todos os anos prolifera durante a época estival.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos