domingo, 6 de setembro de 2009

ANAM reúne com Ryanair em Pequim

Marcada reunião para Feira internacional que se realiza esta semana na China
Data: 06-09-2009



A Ryanair contactou a ANAM, concessionária do Aeroporto da Madeira, no final do mês passado, com vista a uma eventual abertura de linhas regulares para a nossa ilha. O DIÁRIO apurou que a resposta já seguiu para os responsáveis pela companhia irlandesa de baixo custo, tendo sido sugerido um encontro entre as duas partes na próxima conferência internacional 'Routes' que se realiza entre 13 e 15 de Setembro na cidade de Pequim (China).

A ANAM, integrar-se-á na delegação da ANA - Aeroportos de Portugal, EP, que participará na capital chinesa em mais uma edição da 'Routes', um certame internacional que se realiza desde há 15 anos e que tem por principal objectivo colocar frente a frente representantes de aeroportos e de companhias aéreas de todo o mundo. Uma oportunidade que, nos últimos anos, se tem revelado bastante interessante para o negócio da aviação comercial, tendo em conta os novos parâmetros e, até, novos conceitos, da actividade, nas suas duas vertentes fundamentais, em termos de meios: os aeroportos e as companhias aéreas. Estima-se que cerca de 92% dos mais importantes aeroportos do mundo estarão representados na conferência. Estas reuniões destacam-se, ainda mais, pelo valor acrescentado que o marketing e as oportunidades comerciais, num cenário de competitividade global, conferem a estas relações.

Roberto Santa Clara Gomes, director-adjunto dos Aeroportos da Madeira e responsável pela área comercial e de marketing da ANAM, e Sérgio Gonçalves, do mesmo departamento, estarão em Pequim, e terão a seu cargo os contactos com a Ryanair, na sequência do último pedido de informações da 'low cost' irlandesa. Além disso, sabemos que a agenda da representação madeirense comporta outros contactos, além de estar receptiva a eventuais interesses de companhias aéreas que pretendam iniciar operações para a Madeira. Em Pequim, reunir-se-ão, na próxima semana, os responsáveis pelas redes e rotas da grande maioria das companhias aéreas, mesmo das europeias, que são as que nos estão mais próximas, e porventura, as mais interessantes para os nossos aeroportos.

No caso concreto da Ryanair, tal como temos noticiado, não é a primeira vez que mostra interesse em voar para a Madeira. Desde há cerca de dez anos que vem procurando obter apoios, mas tem visto negadas as suas pretensões, dada a dimensão das exigências feitas. Após o anúncio da abertura da base operacional no Porto, concretizada na semana passada, as ligações para a Madeira voltaram à baila. Embora reconhecendo a importância do tráfego que a Ryanair gera, tem havido da parte da Madeira alguma cautela, quer ao nível do Governo Regional, quer da Associação de Promoção e da ANAM, pois o que pretendem estas entidades é agir de acordo com o programa de incentivos que está delineado e não ceder a exigências incomportáveis com os orçamentos disponíveis, numa base de sustentabilidade que tem caracterizado os negócios fechados com as outras companhias que têm gerado novos fluxos de tráfego para a Região Autónoma.

Conceição Estudante: "Bernardo tem a obrigação e o dever..."

A notícia divulgada pelo DIÁRIO de que Bernardo Trindade falara sobre a Madeira aquando do encontro que na semana passada teve no Porto com o presidente da Ryanair, Michael O'Leary, à margem da inauguração da base da 'low cost' naquele aeroporto, não caiu muito bem no meio político regional. Alguns consideram ter havido oportunismo do secretário de Estado de Turismo, também candidato do PS nas próximas eleições legislativas pelo círculo da Madeira. Fê-lo no seu direito de responsável pela promoção turística do País, em que se inclui a Região, e também pelo facto de ser madeirense e pretender ver a Ryanair a voar para a Madeira.

A secretária regional Conceição Estudante desvaloriza a polémica político-partidária e disse ao DIÁRIO que "para Bernardo Trindade é sua obrigação e dever" aproximar a Ryanair da Madeira. "Não só como secretário de Estado, mas também como madeirense", acrescentou, lembrando que a notícia não é novidade nenhuma, já que os contactos com a companhia vêm desde há muitos anos.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos