segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Abastecimento de água reforçado

Obra da Secretaria Regional do Ambiente disponibiliza mais água na Ribeira Brava e em Santa Cruz







A Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através da IGA - Investimentos e Gestão da Água, S.A., concluiu as obras que visam reforçar o abastecimento de água nos concelhos da Ribeira Brava e Santa Cruz, que corresponderam a um investimento total de 1.770.000 Euros.
No caso de Santa Cruz, o reservatório de água potável do Porto Novo, construído junto do emboquilhamento da galeria do Porto Novo, na Camacha, possui a capacidade de 2.000 metros cúbicos e destina-se à regularização dos sistemas de abastecimento público que são alimentados por aquela galeria de captação de água, a saber: Sistema Adutor Porto Novo-Funchal e Sistema Elevatório da Camacha. Este reservatório terá assim implicações positivas no abastecimento de água potável à freguesia da Camacha e zonas altas das freguesias do Caniço e de Gaula.
Os trabalhos compreenderam ainda diversas intervenções destinadas à melhoria dos sistemas hidráulicos localizados a jusante do novo reservatório do Porto Novo como sejam as remodelações realizadas na adução aos reservatórios do Serralhal, Eiras e Palheiro Ferreiro e nas estações elevatórias da Cancela, Porto Novo (na Camacha), Igreja, Achadinha e Rochão.
O empreendimento representou um investimento da ordem de 1.000.000 euros e constituiu uma parcela da empreitada do “Sistema Adutor Camacha-Santo da Serra” cujo valor global de investimento público ascendeu aos 4.245.000 euros, 73% dos quais foi co-financiado pela União Europeia ao abrigo do Fundo de Coesão.
Na Ribeira Brava, o Sistema Elevatório da Meia Légua insere-se num conjunto de trabalhos em fase de finalização nos Municípios da Ponta do Sol, Ribeira Brava e Câmara de Lobos, no valor global de 4,55 milhões de euros, tendo por objectivo assegurar a necessária disponibilidade de água para o abastecimento público em zonas urbanas destinado a evitar constrangimentos da distribuição de água, principalmente nos períodos de Verão.
A obra agora concluída incluiu a abertura de um furo de captação de água na margem direita da Ribeira Brava com a profundidade de 150 metros, a construção de um reservatório de água potável com a capacidade de 800 metros cúbicos e o lançamento de condutas numa extensão total de 1.400 metros na ligação do furo ao reservatório e deste à rede de distribuição.
A água captada no furo é elevada para o novo reservatório por intermédio de uma electrobomba submersível capacitada para bombear um caudal de 20 l/s a uma altura de 145 metros. A desinfecção da água é garantida à entrada do reservatório mediante a injecção de hipoclorito de sódio.
O Sistema Elevatório da Meia Légua visa assim contribuir para a melhoria e reforço do abastecimento público de água potável da freguesia da Ribeira Brava, com especial incidência aos sítios da Vila e da Meia-Légua e representou um investimento público da ordem dos 770.000 euros, co-financiado em 73% pela União Europeia ao abrigo do Fundo de Coesão.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos