sábado, 12 de setembro de 2009

60 mil euros/ano em apoios à investigação





Data: 12-09-2009

Com o objectivo de ganhar apoios à investigação, a Universidade da Madeira (UMa) e o Banco Santander Totta assinaram, ontem, o Convénio de Programa e Parceria. Ao abrigo deste acordo de cooperação, já foram concedidos, entre 2009 e 2010, 210 mil euros para fundos de apoio à investigação e, durante os próximos quatro anos (2010-2013), o Santander Totta doará à UMa mais 430 mil euros.

O reitor da UMa, Castanheira da Costa, enalteceu a importância desta parceria. "Este Convénio permite-nos realizar toda uma panóplia de projectos, nomeadamente a implementação de um conjunto de funcionalidades por meio do Cartão Universitário, um programa das bolsas de mobilidade luso-brasileira e o apoio ao desenvolvimento de programas, visando contribuir para a melhoria das condições de ensino e investigação da universidade", referiu.

Castanheira da Costa disse ainda que no âmbito deste Convénio serão disponibilizados cerca de 60 mil euros anuais, durante quatro anos, destinados à criação de duas cátedras, na área das Energias Renováveis e Nanotecnologias.

O administrador nacional do Santander Totta, António Vieira Monteiro, presente na cerimónia, disse que o grupo tem vindo a apoiar universidades de vários países, incluindo Estados Unidos e China, daí que se assuma como "o maior apoiante a nível mundial" das universidades.

No ano passado, o Santander Totta despendeu mais de cem milhões de euros em apoios a estabelecimentos de Ensino Superior no mundo inteiro. Só a Portugal, chegaram cerca de três milhões. "Isto mostra a nossa responsabilidade perante as universidades e o que queremos fazer junto das comunidades universitárias e politécnicos", frisou.

"Só poderá haver desenvolvimento económico e social se houver apoio às universidades e ao ensino e esse ensino tem de ser cada vez mais forte e melhor, no seu desenvolvimento e na transmissão de conhecimentos", rematou.

DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos