quarta-feira, 30 de setembro de 2009

594 escalas na Região 'BLACK PRINCE'

42 ANOS DEPOIS O 'BLACK PRINCE' DESPEDE-SE A 6 DE OUTUBRO DA PONTINHA. Data: 30-09-2009




No próximo dia 6 de Outubro, o porto do Funchal acolherá a última escala do paquete 'Black Prince', naquela que será a sua 594ª presença na Região. A sua despedida da Pontinha está a ser preparada com bastante antecedência pelo agente de navegação João de Freitas Martins, SA (JFM). Ao DIÁRIO, Lino Ribeiro, director de operações da JFM, referiu que "esta última escala do 'Black Prince' será dignamente assinalada. O navio viaja também com antigos tripulantes - um 'Hotel Manager', um 'Cruise Director' e alguns marinheiros filipinos, da década de 80, nomeadamente do ano de 87, data a partir da qual passou a operar como navio de cruzeiros. Infelizmente o comandante dessa altura não se encontra bordo, por motivo de saúde. A todos eles iremos oferecer uma garrafa de vinho da Madeira, colheita de 1967".

Ainda no respeitante à cerimónia de despedida, Lino Ribeiro referiu que "a Administração dos Portos da Madeira está, igualmente, a preparar uma série de iniciativas, das quais destaco a oferta aos antigos a cada um dos tripulantes de uma gravata e, para as senhoras, um lenço com o monograma da APRAM. O Clube de Entusiastas de Navios (CEN) da Madeira irá estar presente na cerimónia de troca de crestas. Para o final da escala está prevista a actuação de um grupo folclórico. Já ao largo, o navio será brindado com jactos de água lançados a partir do canhão de água do rebocador de serviço ao porto", concluiu.

Recorde-se que este paquete entrou ao serviço da Fred. Olsen Cruise em 1966, ano da sua construção. A sua primeira escala na Pontinha teve lugar a 10 de Maio de 1967.

Do seu historial, de destacar que o mesmo entrou ao serviço 19 de Outubro de 1966, operando, inicialmente como navio misto (transporte de carga, viaturas e de passageiros), entre o Reino Unido e as ilhas Canárias/ Madeira, no período de Inverno.

O 'Black Prince' será retirado do serviço em finais do próximo mês de Outubro. Terá como destino os mares da Venezuela, onde irá operar como navio de cruzeiro. Com efeito, o 'Black' foi comprado pela companhia Venezuelana SAVECA, C.A, acordo esse que apenas será cumprido após a realização do último cruzeiro ao serviço da Fred Olsen, agendado para o dia 16 de Outubro.

'Black Prince' tema de conferência

No âmbito das diferentes iniciativas que estão programadas para a despedida deste paquete do porto do Funchal, o CEN decidiu assinalar a efeméride com uma conferência subordinada ao paquete 'Black Prince', a qual terá lugar amanhã, dia 1 de Outubro, pelas 18.30 horas, no auditório da FNAC, no Madeira Shopping. Luís Miguel Correia, escritor naval português, com vários livros publicados, é o convidado do CEN, aquele que é o único Clube de Entusiastas de Navios de Portugal.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos